Hospital comemora Jubileu de Ouro

Uma missa de ação de graças será celebrada hoje, às 19h30, na sede do Cietep (Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná), em Curitiba, para comemorar os 50 anos do Hospital Nossa Senhora das Graças. O jubileu de ouro aconteceu no último dia 4 de outubro. Entretanto, as comemorações foram transferidas para novembro em função do Dia de Nossa Senhora das Graças, festejado hoje.

“Após a missa, acontecerão pronunciamentos de pessoas ligadas ao hospital e homenagens a médicos, ex-diretores, funcionários e irmãs de caridade que atuam na instituição”, conta a superintendente do hospital, irmã Lourdes Margarida Thomé. Nos próximos dias, o hospital deve receber uma certificação de qualidade por parte da Organização Nacional de Acreditação na Saúde, ligada ao Ministério da Saúde. O Hospital Nossa Senhora das Graças será a 12.ª instituição paranaense e segunda curitibana a possuí-la. “Seremos a primeira instituição de grande porte do Estado a receber a certificação.”

Para o futuro, o hospital, que constantemente passa por reestruturações organizacionais, espera continuar a prestar um serviço de qualidade à comunidade curitibana e ampliar suas capacidades físicas e humanas. No próximo dia 3 de dezembro, será inaugurado um novo laboratório de análises clínicas, que terá condições de realizar cerca de 850 mil exames por mês em diversas áreas, como bioquímica, imunologia, entre outras.

Histórico

O Hospital pertence à Irmandade das Filhas de Caridade São Vicente de Paulo. Foi fundado no dia 4 de outubro de 1953, pela religiosa francesa Stanislava Perz, voltada ao atendimento da comunidade carente, das próprias irmãs de caridade e ao ensino da enfermagem. No início, tinha apenas cem leitos e dezenove médicos.

Atualmente, conta com 412 leitos, sendo 36 de UTI, além de onze salas de cirurgia geral e cinco de cirurgias de pequeno porte. Integra quatrocentos médicos, 46 residentes, 1.500 funcionários e mensalmente realiza uma série de exames, além de transplantes de fígado.

Já recebeu diversos prêmios e títulos. Entre eles: Top Hospitalar – Melhor Hospital Regional do Paraná, em 2001; Qualidade, concedido pelo Ministério da Saúde em 2002; Amigo da Criança, pelo Unicef e Hospital Sentinela, concedido pela Associação Nacional dos Hospitais Privados. A instituição também possui um plano de saúde próprio, o Nossa Saúde, criado em 1990.

Voltar ao topo