Hospedagem sustentável na Ilha do Mel

As pousadas da Ilha do Mel, no litoral do Paraná, estão apostando na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente. Separação do lixo orgânico do reciclável, substituição das lâmpadas comuns pelas que consomem menos energia e orientação aos turistas sobre uso consciente da água são algumas das iniciativas.

As medidas estão sendo adotadas dentro do Programa Bem Receber – Qualificação Profissional e Gestão Sustentável, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) junto com o governo federal e outras entidades.

Na pousada Fim da Trilha, na praia de Encantadas, um dos projetos mais importantes foi uma nova forma de tratamento de esgoto por meio de bactérias e bambus.

Segundo o proprietário, Manuel Alapont, foram investidos R$ 10 mil nas obras. “Achamos importante a iniciativa, pois com ela podemos minimizar os impactos no solo”, diz.

Na Pousada Caraguatá, também em Encantadas, o lixo é separado e pesado com o objetivo de perceber qual a quantidade produzida pelos hóspedes, evitando, desta forma, o desperdício na cozinha, por exemplo. “Cada hóspede é orientado sobre a importância de reduzir o consumo de água”, explica o proprietário, Victor Hugo Martirena.

Voltar ao topo