Hoje tem posse no Conselho Tutelar

Tomam posse hoje os 40 novos integrantes do Conselho Tutelar em Curitiba. Desde 1997, o órgão atua na capital ajudando crianças e adolescentes em situação de risco. Segundo o superintendente da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, Cláudio Pacheco, a população tem mostrado confiança no trabalho do Conselho. Na última gestão houve um aumento de 47% no número de atendimentos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente determinou em 1990 a criação dos conselhos tutelares em todo o País. O órgão tem o objetivo de ajudar crianças e adolescentes que estejam em situação de risco. A grande maioria dos casos se refere às crianças que estão fora da escola ou sofrem algum tipo de violência. Pacheco explica que cabe ao órgão investigar o problema e encontrar uma solução. “Às vezes, por trás da violência, existe uma situação de desemprego dos pais. Cabe ao Conselho encaminhá-los para cursos no liceu de ofícios da Prefeitura”, fala Pacheco. Dependendo da situação, os menores são encaminhados para abrigos e programas na área da saúde e educação.

Em Curitiba são 40 conselheiros distribuídos em 8 regionais. Eles exercem mandatos de 3 anos. Para ser um conselheiro é preciso ter no mínimo 21 anos, estar em dia com a justiça eleitoral, ter o Ensino Médio completo e comprovar dois anos de trabalho em favor da criança e adolescente. Além disso, precisa ter um bom preparo psicológico, pois vai lidar o tempo todo com uma série de problemas. Cada um recebe R$ 900.

Para Pacheco, o aumento no número de atendimentos reflete a confiança da população no órgão. As últimas eleições também são outro sinal de que as pessoas têm entendido a importância do trabalho. Foram contabilizados 35.102 votos, 85% a mais do que a eleição anterior, quando foi registrado 19 mil.

Voltar ao topo