Hemocentro participará da maratona contra fumo

Maringá – A 1ª Maratona de Revezamento Volta de Maringá, que a Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Lions Clube Universitário Integração e outras entidades de Maringá realizarão no dia 29 deste mês, Dia Nacional de Combate ao Fumo, terá a participação do Hemocentro Regional e apresentações de grupos artísticos da Universidade.

Com percurso de 42.195 metros, a competição terá oito postos de atendimento no trajeto. Em cada um deles, haverá atividades socioeducativas com profissionais ligados aos departamentos de Educação Física, de Ciências Morfofisiológicas, de Odontologia, de Agronomia, de Biologia, de Enfermagem e de Medicina da UEM. No Parque do Ingá, por exemplo, será feita a troca de um maço de cigarros por uma muda de árvore. Será um gesto simbólico porque, conforme ensina o professor Celso Ivam Conegero, do Departamento de Ciências Morfofisiológicas, quem fuma uma carteira de cigarros diariamente é responsável indiretamente pela destruição de uma árvore a cada 15 dias. Entre os males que o tabagismo provoca ao indivíduo, destacam-se o câncer de boca, laringe e pulmão, a impotência sexual e problemas cardíacos. O Ministério da Saúde tem alertado a população sobre os perigos do cigarro e está apoiando a realização da maratona. O material educativo para ser distribuído no dia do evento será fornecido pelo Instituto Nacional do Câncer e pela Secretaria Estadual da Saúde.

Durante a maratona, o Hemocentro Regional (ligado ao Hospital Universitário) fará coleta de sangue e campanha de conscientização sobre doação de medula óssea. O ônibus-ambulatório do Hemocentro ficará estacionado no Centro de Convivência Comunitária, ao lado da Prefeitura Municipal. No mesmo local, haverá apresentações artísticas por grupos da UEM.

A organização da maratona conta com o apoio do Tiro de Guerra de Maringá, do 4º Batalhão da Polícia Militar, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, da Secretaria Municipal dos Transportes, do Conselho Municipal Antidrogas, da Ser – Associação Sociedade Eticamente Responsável, da Delegacia da Receita Federal, da Associação Maringaense de Atletismo e da Federação Paranaense de Atletismo.

As inscrições podem ser feitas na Prefeitura do Câmpus ou pela Internet, no endereço www.maratonademaringá.uem.br. O pagamento das inscrições, por equipe, será com alimentos não perecíveis, que serão doados para as entidades assistenciais da cidade.

As cinco primeiras equipes receberão medalhas e todos os participantes ganharão kits com frutas, material informativo sobre tabagismo e camisetas, ao término da prova. Podem ser obtidas mais informações sobre a maratona pelo telefone (44) 261-4270.

Voltar ao topo