Apelo

Hemepar está com banco de sangue em baixa

Mais uma vez, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Paraná (Hemepar) apela para que as pessoas doem sangue em Curitiba. Na cidade, o ideal seria que fossem realizadas pelo menos 150 doações por dia. Entretanto, o número não tem chegado a 60.

Com a proximidade do final de ano e das férias escolares, o medo é que as doações caiam ainda mais, pois as pessoas normalmente viajam e esquecem de ir ao banco de sangue.

Em contrapartida, também é nesta época do ano que costuma haver uma demanda maior pelo produto, pois é grande, por exemplo, o número de acidentes de trânsito, em função justamente do aumento de viagens. “É uma época preocupante para nós, pois as doações costumam diminuir”, comenta a diretora do Hemepar, Suzana Helena Gaimercer.

Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Também é importante dormir seis horas na noite anterior à doação, alimentar-se evitando comidas gordurosas e não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou em período de amamentação, pessoas que estiverem com gripe ou pacientes de HIV. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

O Hemepar fica na Rua João Prosdócimo, 145, no bairro Alto da XV, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e no sábado, das 8h às 17 h. O telefone de contato é o (41) 3281-4000.