O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Paraná (Hemepar) convoca doadores de sangue para que façam a doação antes do Natal e do Ano Novo. Neste período os estoques baixam significativamente devido ao grande número de feridos em acidentes. Outro motivo é a queda de doações por conta das férias de fim de ano.

De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, os tipos sanguíneos com RH negativo estão com estoques mais baixos do que de costume, mas são necessários todos os tipos de sangue, inclusive com RH positivo.

“Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. A reposição de sangue é essencial para que possamos suprir a demanda dos hospitais, pois transplantes, cirurgias e, principalmente, acidentes de trânsito são alguns dos casos em que o paciente necessita de sangue”, explica. Somente na região de Curitiba, a Rede Hemepar atende 42 hospitais e no Paraná todo são 384.

Doação

A Rede Hemepar conta com 22 unidades de coleta de sangue no Paraná, que funcionam de segunda a sábado, em horário comercial. Para mais informações sobre locais, dias e horários de doação ligue 0800 645 45 55. Doar sangue é rápido e seguro. A doação é feita em 40 minutos.

Benefícios

As pessoas que realizarem três doações em um período de 12 meses podem solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. Este certificado dá direito a uma série de benefícios, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos.

Para ser doador é preciso:
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
– Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).