Hemepar busca mais doadores em 2004

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) da Secretaria de Estado da Saúde quer aumentar o número de doadores de sangue para o 2004. Para que isso se confirme, o Hemepar já prepara uma série de ações para o início do ano, entre elas o lançamento de um cartão telefônico da Brasil Telecom com mensagens estimulando a população a doar sangue. “Com esta ação pretendemos aumentar o número de voluntários durante o período de férias”, disse o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães. “Precisamos garantir as doações porque o sangue não pode ser estocado, já que tem prazo máximo de vida útil de 42 dias.”

A preocupação do Hemepar é fazer com que a doação de sangue vire um hábito das pessoas. “Necessitamos de doações constantes de sangue, por isso queremos criar um hábito nas pessoas para que elas nos auxiliem”, lembrou Guimarães. “A doação voluntária é a base do tratamento seguro com o sangue.”

O contador Elói de Souza Júnior, de 36 anos, é o doador que contabiliza mais tempo freqüentando o Hemepar – são mais de 15 anos. “Doar sangue é uma questão de solidariedade humana”, afirma Elói, que é portador do sangue tipo A, fator Rh positivo. Ele foi homenageado no último dia 25, durante a abertura das comemorações da Semana Internacional do Doador de Sangue.

Elói fez parte de um grupo de doadores que colaboram constantemente com o centro. Também estão sendo homenageados, nesta semana, setores da sociedade civil e militar que levam seus colaboradores para doarem sangue na instituição.

Nos próximos dias serão realizadas outras ações para dar continuidade às comemorações. O centro móvel de doação de sangue do Hemepar visitará empresas para que os funcionários possam colaborar sem sair do seu local de trabalho.

No ano passado foram coletadas 89.054 bolsas com 450 ml cada uma. O total de candidatos para doação no Paraná foi de 110.504 pessoas. O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da Quinze, e está aberto diariamente para pessoas interessadas em doar sangue. Para participar basta não ter problemas sangüíneos, idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg.

Voltar ao topo