HC ganha tecnologia para melhorar atendimento

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) espera receber em setembro equipamentos que deverão melhorar a qualidade dos diagnósticos.

A direção do HC se reuniu com consultores do Ministério da Educação (MEC) e apresentou as condições estruturais do hospital para receber os aparelhos. De acordo com a direção do HU, os equipamentos deverão ser adquiridos através de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Federais (Rehuf).

Segundo a diretora do HC, Heda Amarante, a previsão é de que sejam adquiridos equipamentos para o centro cirúrgico e para áreas de urgência e emergência. “A ideia é implementar ferramentas que vão desde uma termo desinfetadora, para higienização das alas, a equipamentos que permitam diagnósticos por imagens”, afirma.

Entre os equipamentos mais esperados estão o aparelho de tomografia multi slice e os de Raio X com geração de imagem digital. “Com isso, em alguns casos poderão ser eliminadas a chapa”, completa Heda.

Segundo ela, a intenção é de que os novos equipamentos já estejam instalados em setembro, quando também deverá estar operado o novo sistema de ressonância magnética, este orçado em aproximadamente R$ 3 milhões.