HC ganha nova biblioteca de radiologia

O Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), inaugurou ontem as novas instalações da biblioteca dos residentes do setor de radiologia médica. Desde a sua implantação, em 1977, esta foi a primeira vez que o local passou por uma restauração completa, onde foram investidos cerca de R$ 40 mil. Isso só foi possível graças ao trabalho da Comissão de Radiologia da Associação dos Amigos do HC, que viabilizou os recursos para a restauração.

“Entendemos que é de grande importância esse setor para a boa formação do profissional, e por isso não medimos esforços para conseguir implementar a biblioteca”, disse Anice Messmar, presidente da Comissão de Radiologia, que também é formada por Ali Feres Messmar e Edite e Roberto Sperandio. A equipe trabalha de forma voluntária, e os recursos são obtidos através de promoções. Anice lembra ainda que todas as doações, tanto em dinheiro como em material para a biblioteca, são sempre bem-vindas. “Nós fazemos um trabalho de abelhinhas e quanto mais pessoas vierem ajudar, como nesse projeto, melhor serão os resultados, e quem ganha é a comunidade”, ponderou Anice.

Com a restauração, a biblioteca passou a contar com um acervo atualizado de mais de duzentos livros e periódicos. Foram investidos – somente em novas aquisições -cerca de US$ 14 mil. Além disso, também abriga monografias, teses e material didático. A chefe da especialidade de radiologia do Departamento de Clínica Médica do Hospital de Clínicas, Marilu Stimamiglio Kanegusuku, destacou que outro ganho importante para os residentes e usuários da biblioteca foi a climatização com controle de temperatura e umidade da sala de radiografias. “Nesse local estão concentradas radiografias de diversas doenças diagnosticadas e tratadas no hospital. O acondicionamento correto servirá para que esse material continue servindo como elemento de pesquisa e atualização dos residentes”, finalizou Marilu.

Voltar ao topo