Harley-Davidson faz 100 anos e a festa acontece em Pinhais

Os amantes da velocidade terão um prato cheio para o final de semana em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Começaram ontem, no Autódromo Internacional, as comemorações do centenário da lendária moto Harley-Davidson. Os organizadores do evento esperam um público de 10 mil pessoas até o domingo.

Álvaro Júlio Sandre, superintendente da marca Harley-Davidson no País, acredita na grande presença de público. “Quem gostar de velocidade, vai se divertir no evento. Estamos realizando uma exposição que mostra os modelos divididos em décadas. Isso vai chamar muito a atenção”, explica.

Paralelamente ao evento, a Harley-Davidson também está participando do Ride for Life – exposição de motocicletas e peças de todas as marcas.

“Foi realizada uma votação no site da Harley-Davidson no país, e por unanimidade, as pessoas que participaram escolheram Curitiba”, diz Álvaro.

A festa incluiu exposição com quarenta motocicletas antigas da marca, desfile de cerca de mil motos exclusivas da marca pela cidade e venda de produtos.

A maior comemoração com repercussão mundial ocorreu em agosto deste ano, na cidade de Milwaukee, nos EUA, com a presença de 800 mil visitantes e 300 mil motociclistas adeptos da marca. O evento já foi realizado em outras cidades no mundo escolhidas para as comemorações oficiais. As últimas festividades estão sendo realizadas em Curitiba.

Admiração

Admiradores da Harley-Davidson esquecem a distância e comparecem a todos os eventos relacionadas à motocicleta. Bob Handerson, de 40 anos, saiu de Montevidéu, no Uruguai, há dois dias e chegou no Autódromo Internacional na tarde de ontem. “É cansativo, mas vale a pena. Vim e trouxe mais três amigos que também são fanáticos pela Harley-Davidson”, diz. Bob conta que confia na motocicleta porque ela nunca causou problema. “Já tenho a moto faz quatro anos e nunca deu nada. Já atravessei o Deserto de Atacama, no Chile, sem problema nenhum”, completa.

O evento também serve para trocar experiências, inclusive para quem já conhece a história da Harley-Davidson, como o capitão Senra, 73, de Belo Horizonte. O mineiro é um dos pioneiros do grupo Águias de Aço, um dos primeiros grupos de motociclismo no Brasil. “Já tenho 50 anos de história com a Harley, e no começo, lembro de alguns filmes que me inspiravam ainda mais a ter uma motocicleta, como o Selvagem da Motocicleta.”

Os fãs da Harley-Davidson aproveitam as comemorações para se conhecerem e dividirem o gosto comum pela velocidade das motos. Danilo Rouget, 65, é carioca, e mora em Curitiba há 10 anos. Admirador incondicional da Harley, encontrou um conterrâneo, Marcelo Feijó, 36, e puderam trocas figurinhas sobre as características da moto. “É excepcional você participar de um evento desse porte”, diz Danilo.

Os ingressos para o evento estão sendo vendidos a R$ 5,00 para hoje e domingo e R$ 10,00 amanhã. Eles podem ser adquiridos no próprio Autódromo. Informações: (41) 667-3636.

Voltar ao topo