Um grupo de haitianos residentes no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu, na última semana, certificado de conclusão do curso gratuito de Técnicas de Montagem e Infraestrutura Elétrica Industrial.

continua após a publicidade

O treinamento, promovido no início do ano pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais (CRDH), buscou qualificar profissionalmente os haitianos para o mercado de trabalho brasileiro.  

Segundo a coordenadora institucional do CRDH de Pinhais, Gisele Cassano, as duas entidades já promovem o curso para a população em geral, patrocinado por empresas do ramo que necessitam de mão de obra qualificada.

“Em Pinhais o curso foi voltado exclusivamente para os haitianos, que buscam melhores condições de trabalho,” explicou. “Os alunos capacitados já estão recebendo propostas de trabalho na área”, afirmou Gisele.

continua após a publicidade

Temáticas do curso

Durante a capacitação, os alunos tiveram contato com diferentes assuntos, dentro da temática principal, dentre eles estão: Introdução de segurança; Trabalho em altura; Prevenção e combate a incêndios; Noções sobre segurança no ambiente de trabalho; Noções sobre conta salário, conta corrente, poupança, previdência, FGTS, empréstimo, orçamento pessoal, entre outros temas.
Os parceiros
O Instituto Tibagi foi fundado em 2003 visando à formação profissional, inserção no mercado de trabalho, desenvolvimento pessoal e a empregabilidade de jovens em condições de vulnerabilidade social e econômica.
Já a Ação Social Edison Magalhães é uma organização não governamental, sem fins lucrativos fundada em 1996. Tem como objetivo atuar nas necessidades educacionais de suas crianças, adolescentes e idosos.

continua após a publicidade