Há precisos 24 anos, João de Deus estava entre nós

Há exatamente 24 anos, no dia 4 de julho de 1980, o papa João Paulo II pisou pela primeira e única vez em solo curitibano. Para comemorar o 24.º aniversário da visita papal à capital paranaense, a Missão Católica Polonesa no Brasil e a Organização Brasil-Polônia (Braspol) estarão promovendo, durante todo o dia de hoje, uma série de atividades no bosque João Paulo II, localizado no Centro Cívico.

Quem passar pelo local poderá participar de um almoço, com comidas típicas polonesas, e assistir gratuitamente a apresentações de grupos folclóricos germânicos, italianos, portugueses e poloneses. À tarde, as crianças poderão participar de brincadeiras com palhaços. “Às 16h30, acontece a parte mais importante das comemorações. Será realizada uma missa solene, a céu aberto, com a participação do coral João Paulo II, um dos mais antigos corais poloneses de Curitiba”, conta a coordenadora do bosque João Paulo II e integrante das duas atividades promotoras do evento, Danuta Lisicki de Abreu. “A festa do aniversário da visita papal já é bastante tradicional. No ano passado, vieram cerca de duas mil pessoas.”

Danuta lembra que o papa permaneceu três dias em Curitiba. No dia de sua chegada (4 de julho), ele participou de um encontro com a comunidade no Estádio Couto Pereira. No dia seguinte, realizou uma missa a céu aberto no Centro Cívico, atraindo pessoas de outras cidades do Paraná, estados e mesmo países. “Na época da visita, Curitiba tinha cerca de 800 mil habitantes. Só para a missa, o papa reuniu quase um milhão de pessoas”, recorda.

Antes de o papa retornar ao Vaticano, deixou em Curitiba o quadro da imagem de uma santa polonesa, que está até hoje no Memorial da Imigração Polonesa, no próprio Bosque do Papa. Também este foi construído em 1980, tornando-se um marco da visita.

Papa

Karol Wojtyla, o papa João Paulo II, nasceu em Cracóvia, na Polônia, em 18 de maio de 1920, sendo ordenado sacerdote em 1.º de novembro de 1946. Em 4 de julho de 1958, foi eleito bispo titular da Igreja de Ombi e, em 28 de setembro de 1958, Sagrado Bispo. Tornou-se Arcebispo de Cracóvia em 13 de janeiro de 1964, e eleito Papa em 16 de outubro de 1978. Seu ministério como Pastor Universal da Igreja iniciou-se em 22 de outubro do mesmo ano.

Voltar ao topo