Há 150 anos, Curitiba se tornava capital do Paraná

Na próxima segunda-feira, comemora-se os 150 anos da transformação de Curitiba em capital. A transferência da administração estadual de Paranaguá para Curitiba ocorreu em 26 de julho de 1854, tendo Zacarias de Goes e Vasconcelos como presidente da então província do Paraná.

Para comemorar a data, uma série de eventos serão promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura. Na segunda-feira, às 14h30, será promovido, na sede da secretaria (Rua Ébano Pereira, 240), um seminário com discussões sobre o acontecimento. Na ocasião, serão abordados fatos históricos e ligados ao urbanismo da cidade.

Às 17h, a população poderá assistir a uma apresentação musical – com participação da Banda do Cindacta e do Coral dos Correios – em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes. Na seqüência, às 18h, no hall da Secretaria da Cultura, será aberta uma exposição de objetos e documentos de 1854.

“Estarão expostos objetos pertencentes ao acervo do Museu Paranaense, como moedas antigas, plantas e mapas de Curitiba, uma urna de votação e artigos referentes ao tropeirismo e à erva-mate”, conta o historiador e responsável pela exposição, Aimoré Índio do Brasil Arantes. “Outra curiosidade será um exemplar do jornal XIX de Dezembro, do dia 29 de julho de 1854. A edição tem publicada a Lei número 1, que fez com que Curitiba se transformasse em capital”.

A mostra será gratuita e aberta ao público em geral. Permanecerá na sede da secretaria até o dia 28, podendo ser visitada das 8h30 às 18h30. “O objetivo da exposição é despertar a curiosidade das pessoas em relação à história não só de Curitiba, mas também do Paraná. Pretendo que, depois de conhecerem os objetos expostos na secretaria, as pessoas se interessem em conhecer o Museu Paranaense, que possui um acervo muito maior e mais completo”, conclui Aimoré.

Voltar ao topo