Guarda Municipal testa novo meio de transporte

O curitibano pode ter que vir a se acostumar com um inusitado meio de transporte utilizado por polícias em vários locais do mundo: o Segway Human Transporter. Em teste pela Guarda Municipal de Curitiba, trata-se de uma espécie de patinete eletrônica que transporta um usuário em pé. Com duas rodas, ele se movimenta de acordo com o balanço e o impulso – para frente ou para trás – do corpo do usuário, detectado e ordenado por giroscópios e controles computadorizados.

O teste na cidade deve durar 30 dias. O primeiro deles ocorreu no último fim de semana e foi flagrado pela reportagem de O Estado. Segundo o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, os testes devem ocorrer nos fins de semana no Parque Barigüi e no Jardim Botânico. Nos dias de semana a população poderá ver o Segway de perto na Rua XV. ?Se aprovado, ele será utilizado pela Ciclo Patrulha, principalmente para a guarda de parques e praças?, explica. Para o diretor, o aparelho tem vantagens como ser uma plataforma alta. ?Isso dá uma melhor visão aos guarda. É um fator de ver e ser visto, aumentando a sensação de segurança dos que estão em volta?, opina.

Além disso, Carlos Celso lembra que esse tipo de veículo, assim como as bicicletas, dão  maior mobilidade aos guardas, que podem fazer rondas mais intensivas do que se estivessem a pé. Segundo o assessor do fabricante do Segway no Brasil, Rafael Franco Machado, o veículo ocupa o espaço de uma única pessoa e pode circular dentro de construções, já que seu motor é elétrico. ?É a primeira polícia do Brasil que testa o aparelho, que já é utilizado no País, principalmente, para segurança de shoppings?, revela. Com uma autonomia de cerca de 40 quilômetros por carga de bateria, o Segway atinge a velocidade máxima de 25 quilômetros por hora. Um Segway nos EUA sai por volta de U$ 5 mil.

Bush

A máquina passou a ser vendida em 2001 nos EUA, rapidamente se tornando um dos produtos mais vendidos do site Amazon. Mas ela ficou famosa mesmo em junho de 2003, quando o presidente George W. Bush sofreu um tombo quando tentava andar num dos aparelhos. Durante seus dias de folga, Bush filho visitou a casa de veraneio da família, em Kennebunkport, no Maine, onde seu pai, George Bush, celebrou seus 79 anos. Diante das câmeras indiscretas de toda a imprensa, pai e filho resolveram demonstrar sua destreza em um Segway. O presidente Bush se desequilibrou, tombou, mas não desistiu, e logo depois conseguiu dominar o veículo.

Voltar ao topo