Guarapuava na campanha contra tuberculose

Guarapuava – A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, em parceria com a 5ª Regional de Saúde, participaram nesta quarta-feira (18/11), do Dia Nacional de Combate a Tuberculose.

A equipe multidisciplinar do Ambulatório Municipal de Pneumologia e dermatologia Sanitária (AMPDS), que conta com um dermatologista, um pneumologista, uma psicóloga, um fisioterapeuta, uma assistente social e um técnico em recuperação de lesões, programou palestras e visitas aos Postos de Saúde da Família (PSF) e a lugares públicos, para prestar esclarecimentos sobre a tuberculose. O tema da campanha esse ano é "A Tuberculose tem Cura".

Segundo o pneumologista da AMPDS, Jorge Luiz Massaro, mesmo com as informações disponíveis à população, o índice de pessoas com tuberculose é alto, com aproximadamente 8 milhões de pessoas no mundo adoecendo de tuberculose por ano. Desse total 2 milhões morrem, por não procurar atendimento ou não tomar a medicação corretamente. "A tuberculose tem cura, basta que as pessoas procurem os Postos de Saúde ao menor sinal da doença. Quando mais cedo a doença for detectada, mais rápida é a cura’, informou Massaro.

Ainda segundo o médico, os sintomas da doença são tosse, perda de apetite, emagrecimento, febre, suor noturno, cansaço fácil, dor no peito e escarro com sangue. A pessoa que estiver tossindo há mais de três semanas, também deve procurar orientações médicas.

O contágio da tuberculose pode ser evitado ao proteger a boca com lenço quando tossir ou espirrar, não cuspir ou escarrar no chão e colocar roupas de cama ao sol. Deve-se ainda ventilar bem o quarto da casa e evitar lugares fechados ou com muita gente.

A campanha de combate a Tuberculose no município, de acordo com a equipe de AMPDS, vai se estender durante alguns meses.

Voltar ao topo