Grupos de sem terra se agridem

Um confronto ontem entre integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) deixou duas pessoas feridas a bala, sem gravidade, e várias outras com escoriações. Os dois grupos disputam a Fazenda Bom Jardim Pau d?Alho, em Ribeirão do Pinhal, a 350 quilômetros de Curitiba, no Norte do Paraná, que tem uma parte de 960 hectares sendo negociada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o assentamento de 60 famílias.

No começo do ano, integrantes do Mast haviam invadido a propriedade. No mês passado, a pedido do Incra, que queria facilitar a negociação com a Agropecuária Taguá, eles deixaram a área e foram para à beira da estrada. Mas há uma semana o MST invadiu a fazenda, alegando ter mais direito que os integrantes do outro movimento. O Mast não queria perder a possibilidade de conquistar a terra e voltou a entrar na área.

Na manhã de ontem, integrantes do MST que estão na Fazenda Itambé, que também está sendo comprada pelo Incra, reforçaram a ocupação na área vizinha e aconteceu o confronto. De acordo com o tenente Anderson Piske, pelo menos dois tiros foram disparados e atingiram integrantes do Mast no braço e na perna. Eles foram medicados e retornaram ao acampamento. Vários carros de ambos os lados foram depredados. (AE)

Voltar ao topo