Perdidos na serra

Grupo decide se aventurar e fica três dias perdido no Pico Paraná

O grupo de sete pessoas, que havia desaparecido na região do Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, foi encontrado na sexta-feira (20), após três dias na Serra do Mar. O agente penitenciário e montanhista Didier Riva, 31 anos, conseguiu encontrar um caminho de volta à BR-116 e caminhou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Quatro Barras, onde chegou por volta das 18h.

Mesmo debilitado, se alimentando muito pouco e caminhando por horas, ele retornou, junto com um grupo de resgate dos bombeiros, até as proximidades de um rio onde estava o casal de funcionários da Chácara Bolinha e três adolescentes, de 13, 14 e 17 anos, dois com deficiência mental, que na quarta-feira se aventuraram com Didier pelas trilhas da Mata Atlântica.

Apesar de enfrentar chuva e frio, além da falta de comida, assim como Didier, os cinco estavam bem de saúde e tinham sofrido apenas escoriações, mesmo assim passariam por avaliação médica. “Didier costuma fazer esse tipo de atividade frequentemente. Contou que, quando passou pela propriedade para subir o morro, o caseiro disse que conhecia a trilha e se ofereceu para ir junto. Foram os sete, mas em certo momento se perderam. A chuva tinha sujado bastante as trilhas e eles seguiram caminhos enganosos”, resumiu o comissário de voo Derek Riva, irmão de Didier.

Contato

O último contato feito pelo montanhista foi na tarde de quarta-feira, quando ligou para a avó informando que estava perdido. O socorro foi chamado e os bombeiros iniciaram as buscas pela mata, com apoio de helicóptero. Tentaram contato com o celular de Didier, mas o aparelho ficou molhado com a chuva e parou de funcionar, complicando o trabalho de resgate.

Segundo Derek, o caseiro revelou a Didier que trabalhava na chácara há poucos meses e na verdade não conhecia tão bem a região como havia dito. Na sexta, por volta das 14h, como os demais não tinham forças para continuar, Didier deixou-os perto de um rio e foi atrás de ajuda sozinho.