Grupo de empresários do litoral cria sindicato

Cansados de esperar investimentos públicos no litoral do Paraná, um grupo de empresários está se organizando para a criação de um sindicato que fomente o turismo na região. A entidade deverá ser oficializada até o final deste mês, e irá reunir hotéis, restaurantes, bares e similares instalados no litoral.

O empresário José Carlos Chicarelli, que possui comércio em Guaratuba, disse que esta temporada de verão esgotou a paciência dos empresários, pois as praias estão totalmente abandonadas. “Isso é revoltante porque nós investimos no litoral, mas como não houve a mesma atenção do governo e das prefeituras, acabamos perdendo, porque o turista está indo embora mais cedo”, disse. Chicarelli afirmou que a situação da falta de água, na virada do ano, foi o fato mais problemático, que fez com que as pessoas até fechassem os estabelecimentos por não ter condições de trabalhar.

A falta de investimentos em saneamento e até mesmo a recuperação e embelezamento do orla são outros problemas citados por Chicarelli. Isso teria afastado das praias do Paraná as empresas que normalmente faziam promoções e desenvolviam atividades de esporte e lazer durante a temporada. “Hoje apenas duas empresas de telefonia estão presentes nas praias, mas por parte do poder público não existe nenhum atrativo”, revelou.

Trabalho

Para Chicarelli, o fato de prefeitos de três municípios do litoral estarem afastados ou respondendo por possíveis irregularidades também afetou negativamente a imagem das praias do Paraná. Aliado a isso, afirmou, as prefeituras não estão dando a devida atenção ao turismo. “Prova disso é que do orçamento total de R$ 26 milhões da prefeitura de Guaratuba, menos de 2% foram destinados ao setor neste ano.”

Com a criação do sindicato do litoral, os empresários esperam fortalecer a região, já que hoje estabelecimentos como hotéis e restaurantes estão vinculados a um sindicato de Curitiba. Chicarelli ressalta que a entidade vai cobrar ações diretas do governo do Estado e participação nas decisões juntos as prefeituras. O edital de convocação para a instalação do sindicato será divulgado nos próximos dias, e quem quiser mais informações pode ligar para os telefones (41) 233-1803 (José Carlos), 233-9993 ou 9623-4566 (Fábio Aguayo).

Voltar ao topo