Gripe A tem 207 casos na semana e nenhuma morte

Durante a última semana o número de casos de gripe A no Paraná aumentou 53%, com 207 novos casos, mas nenhuma morte foi registrada. De acordo com o boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde (Sesa), 588 pessoas contraíram o H1N1 desde o início do ano e 14 morreram em decorrência da doença. Entre as vítimas fatais, nove tinham idade entre 20 e 49 anos, faixa etária que também agrega o maior número de casos: 240. As ocorrências de gripe A foram registradas em 110 municípios. Curitiba abriga o maior número, 110 ocorrências, seguida por Ponta Grossa (48), Pato Branco (46), Foz do Iguaçu (44) e Campo Mourão (20).

O tratamento contra a gripe está disponível pelo SUS e é mais eficaz se for ministrado nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas. “O vírus da gripe circula em todo o País, por isso é necessário estar atento aos sintomas e buscar atendimento médico caso haja suspeita da doença. Quanto mais rápido é o diagnóstico, menores as chances de agravamento da doença”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. O medicamento receitado pelos médicos é o oseltamivir, indicado a todos os tipos de gripe e que no Paraná também é oferecido ao público infantil.

Reforço

Entidades médicas do Paraná irão enviar ao Ministério da Saúde documento no qual reforçam a necessidade da região Sul ter prioridade nas ações de enfrentamento à gripe. No ano passado, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o estado solicitou estratégia específica para a região, considerando as condições climáticas que potencializam a circulação do vírus da gripe.

Voltar ao topo