Mostrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) não presta apenas assistência médica à população. Essa é uma das principais preocupações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A agência preocupa-se também em melhorar a fiscalização, centralizar a aplicação de recursos e ainda adequar laboratórios de inspeção sanitária. Esses temas foram discutidos ontem, em Curitiba, no Fórum Regional da Vigilância Sanitária da região sul.
As fiscalizações já estão atuando em 92% dos municípios do Paraná. ?Todos os lugares que vamos a Anvisa está presente, seja no mercado ou restaurante. No Estado, 364 municípios já realizam ações da agência?, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária no Paraná, Suely Vidigal.
As irregularidades com produtos alimentícios lideram a ações da Anvisa em Curitiba. ?Muitas vezes os alimentos são encontrados pela fiscalização com prazo de validade vencido e até mesmo apodrecidos?, conta o diretor de Saúde Ambiental de Curitiba, Moacir Gerolomo. Restaurantes, lanchonetes e farmácias estão em segundo lugar nas fiscalizações feitas pela Agência.
Em 2007, a Anvisa realizou mais de 17 mil inspeções sanitárias em todo o Estado, nas áreas da saúde, produção e distribuição de alimentos, medicamentos e produtos para a saúde.
O Fórum Regional da Vigilância Sanitária é o quarto a ser realizado este ano no país e reuniu, no Paraná, 150 profissionais da saúde.


