Governo propõe mudanças para administração do HC

Novo modelo de gestão para hospitais universitários federais proposto pelo governo pode alterar os rumos da atual administração do Hospital de Clínicas. Na quinta-feira, às 9h, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) delibera se entrega a direção do HC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A Reitoria e entidades sindicais laborais já se posicionaram contra a medida por considerá-la um ataque à autonomia do hospital.

Na avaliação do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Ebserh é a solução eficiente para unidades com problemas financeiros ou de gestão. Ele afirma que o HC está com as contas equilibradas e abastecimento de material e medicamentos normalizado. “Nossa pendência é a capacidade ociosa por falta de 600 novos servidores. Temos 100 leitos fechados e salas de cirurgia e unidade de atendimento para pacientes com AVC prontas para funcionar”, lamenta.

Contratação

O HC não contrata desde 1996 pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) por determinação do Ministério Público do Trabalho, por considerar o regime uma forma de burlar a contratação por concurso. Cerca de 1.000 servidores estão sob este regime e o volume cai a cada ano. A Ebserh prevê regularizar a contratação de pessoal dos HUs. Para Ackel Sobrinho, não é preciso nova gestão para resolver o déficit. “Queremos a solução para contratar pessoal sem perder o controle do HC para manter e ampliar a vocação de preparar profissionais com qualidade, atendendo a população gratuitamente”, diz.

Voltar ao topo