enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Governo propõe mudanças para administração do HC

  • Por Joyce Carvalho E Cláudia Palaci

Novo modelo de gestão para hospitais universitários federais proposto pelo governo pode alterar os rumos da atual administração do Hospital de Clínicas. Na quinta-feira, às 9h, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) delibera se entrega a direção do HC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A Reitoria e entidades sindicais laborais já se posicionaram contra a medida por considerá-la um ataque à autonomia do hospital.

Na avaliação do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Ebserh é a solução eficiente para unidades com problemas financeiros ou de gestão. Ele afirma que o HC está com as contas equilibradas e abastecimento de material e medicamentos normalizado. “Nossa pendência é a capacidade ociosa por falta de 600 novos servidores. Temos 100 leitos fechados e salas de cirurgia e unidade de atendimento para pacientes com AVC prontas para funcionar”, lamenta.

Contratação

O HC não contrata desde 1996 pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) por determinação do Ministério Público do Trabalho, por considerar o regime uma forma de burlar a contratação por concurso. Cerca de 1.000 servidores estão sob este regime e o volume cai a cada ano. A Ebserh prevê regularizar a contratação de pessoal dos HUs. Para Ackel Sobrinho, não é preciso nova gestão para resolver o déficit. “Queremos a solução para contratar pessoal sem perder o controle do HC para manter e ampliar a vocação de preparar profissionais com qualidade, atendendo a população gratuitamente”, diz.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas