Governo planeja mapear criminalidade no Estado

A Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral e a da Segurança Pública estão desenvolvendo uma proposta para a criação de um sistema de mapeamento da criminalidade no Paraná. A apresentação ocorreu esta semana em uma reunião convocada pela secretária Eleonora Bonato Fruet e pelo diretor-geral da Secretaria da Segurança, Luiz Gabriel Costa Passos.

A proposta é de que o mapa do crime seja instalado através de um sistema de transmissão de dados via rede de fibra ótica da Copel. Esse mapa poderá emitir relatórios personalizados, utilizando informações a partir dos boletins de ocorrência (BOs), além de personalizar e elaborar estratégias preventivas contra as ações criminosas.

O mapeamento das ocorrências criminosas já existe em vários países. A partir de informações detalhadas sobre tipo de crime, local de ocorrência (rua, bairro, atividades predominantes, informações socio econômicas dos moradores), horário e dia da semana é possível planejar ações específicas de prevenção e repressão.

O projeto, que ainda está em discussão, prevê, ainda, o uso do geoprocessamento e de informações complementares do Ipardes, Detran, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Federal (PF), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e universidades estaduais. Além da sistematização das informações e do desenvolvimento de indicadores sobre o crime, o mapeamento também deverá nortear ações de capacitação de agentes técnicos e de policiais.

Também estão envolvidos no planejamento do sistema o diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida; o presidente da Celepar, Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, além de representantes das secretarias da Justiça e da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Celepar, Copel, Ipardes, Tecpar e Depen.

Voltar ao topo