Ostras e mariscos

Governo libera consumo de frutos do mar que estavam proibidos

O Governo do Estado determinou, nesta sexta-feira (15), a liberação da produção, extração, venda e consumo de ostras, mexilhões/mariscos, berbigões e vieiras procedentes do Litoral paranaense que estavam proibidos desde o final de junho, em razão do fenômeno ambiental Maré Vermelha.

A decisão foi tomada pelas equipes da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, após novos laudos laboratoriais feitos nesta semana. “Coletamos novas amostras para verificar a qualidade da água e dos moluscos. Com o resultado dos exames foi possível autorizar a retomada da produção e comércio, pois não foi verificada presença de toxinas”, ressaltou o coordenador do Programa de Vigilância e Prevenção de Doenças em Animais Aquáticos da Adapar, Cláudio César Sobezak.

O laudo desta sexta-feira libera o consumo dos moluscos bivalves produzidos a partir da quarta-feira (13). “É importante que os consumidores fiquem atentos à data de produção das ostras e mariscos, evitando consumir aqueles que tenham sido congelados durante o período de proibição”, destaca a chefe da Vigilância Sanitário de Alimentos, Karina Ruaro.

Fenômeno

A maré vermelha se caracteriza pela concentração de algas que liberam toxinas no meio aquático. Essas substâncias são prejudiciais à saúde, podendo causar episódios de diarreia, vômito e dor abdominal. A intoxicação se dá através do consumo de animais marinhos contaminados, em especial os moluscos bivalves, considerados filtradores do mar.