Governo incentiva uso do peixe na merenda escolar

Cerca de 3.900 alunos das redes estadual e municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon passarão a ter, na merenda escolar, alimentos feitos à base de polpa de peixe. A prefeitura do município já se comprometeu a comprar mil quilos de polpa de tilápia por mês a partir do próximo ano letivo. O projeto desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, em parceria com várias entidades, tem por objetivo melhorar a qualidade da merenda escolar.

A idéia partiu da Indústria e Associação de Piscicultores de Marechal Cândido Rondon, que estava à procura de alternativa para um subproduto – a polpa, uma vez que a maior parte da produção se destina à fábrica de ração. De cada peixe, 9% corresponde à polpa, possibilitando sua transformação em 10 pratos diferentes, entre eles, hambúrguer, quibe assado e croquete. Para viabilizar o projeto, uma engenheira de alimentos de Santa Catarina vai estar no município, nos dias 10, 11 e 12, orientando a transformação e preparo do alimento para 77 merendeiras das escolas e 30 mulheres de piscicultores da região.

O projeto piloto vai ser lançado no próximo dia 13, juntamente com uma cartilha educativa explicando os valores nutricionais e culturais da tilápia, peixe de origem africana, um site aplicativo e fita de vídeo mostrando como funciona o programa.

Voltar ao topo