Governo, Exército e Prefeitura pela cidadania

O governo do Estado e o Exército Brasileiro se uniram à Prefeitura de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, para melhorar as condições de vida e levar cidadania e segurança para as quase 15 mil pessoas que residem em três grandes áreas de invasão da cidade: Vila Zumbi dos Palmares, Vila Liberdade e o Centro Industrial Mauá, todas localizadas às margens da BR-116.

Os detalhes da parceria vêm sendo discutidos há cerca de três semanas pelo chefe da Casa Militar, major Anselmo José de Oliveira, pelo comandante do 20.º Batalhão de Infantaria Blindada, no Bacacheri, coronel Carlos Eduardo Bornhausen, e pela prefeita de Colombo, Izabete Pavin. Segundo o chefe da Casa Militar, o primeiro passo do projeto foi deslocar duas equipes de policiais militares e civis para reforçar o policiamento da região, onde os índices de violência são preocupantes. As equipes móveis estão atuando nos bairros desde a semana passada.

Por determinação do governador Roberto Requião, nas próximas semanas o governo vai instalar na região o Policiamento Ostensivo Volante (Povo) e a Patrulha Escolar Comunitária. Os bairros também vão ganhar um módulo policial para ajudar no combate à criminalidade e uma ambulância para agilizar o atendimento à população. “Mas a parceria não se restringe à segurança. Esse foi só o primeiro passo do projeto. Nossa meta, agora, é levar cidadania aos moradores, porque não é possível pensar segurança pública sem antes melhorarmos a vida dos moradores”, explica Oliveira.

Para isso, o grupo agendou um mutirão para o próximo dia 25, quando a população poderá fazer documentos pessoais, como RG e CPF, gratuitamente. Os detalhes foram discutidos com os líderes comunitários dos três bairros na terça-feira, na sede instalada na Zumbi dos Palmares. “Tem morador que, até hoje, não conseguiu se cadastrar nos programas sociais do governo federal, porque não possui os documentos. Há outros que não podem procurar emprego pelo mesmo motivo”, explica Jorge Camargo, líder comunitário de Zumbi dos Palmares.

Segundo o coronel Bornhausen, também ficou acertado que, no dia do mutirão, o 20.º Batalhão vai disponibilizar médicos e dentistas para atender a toda a comunidade. O Exército também ampliará as turmas que oferecem curso de pedreiro aos desempregados dos bairros. Isso porque a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) pretende utilizar mão-de-obra local na construção de 30 casas populares para as famílias que hoje moram às margens do Rio Palmital. O cadastramento das famílias já foi finalizado, e as obras devem começar nas próximas semanas. Para ampliar as oportunidades de trabalho e renda dos moradores, o governo também vai apoiar a criação de uma cooperativa de catadores de papel e outra formada pelas costureiras da região.

Educação

Para ampliar as oportunidades de educação, o governo do Estado pretende aumentar o número de instrutores que atuam na educação de adultos e distribuir material didático para o aprendizado. Para atender as crianças que ficam sem ocupação após as aulas, a idéia é instalar o projeto Procriando, que vai oferecer reforço escolar e alimentar, aulas de informática e de arte aos estudantes. Também com a proposta de aumentar as possibilidades de lazer, o campo de futebol do bairro pode ser reformado.

“É um socorro que vem em boa hora para os moradores. Até porque 95% das pessoas que estão aqui são trabalhadores, e não é justo que a maioria vire refém de meia dúzia de marginais”, afirmou Luiz Carlos Prestes, líder comunitário da Vila Liberdade.

Voltar ao topo