Governo estuda ações para a Vila de Guaratuba

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e ParanáCidade farão um levantamento da situação em que se encontra a Vila de Guaratuba e um estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de recuperação do local, destruído pelo mar em 1968. O anúncio foi feito pelo secretário Renato Adur atendendo reivindicação do prefeito José Ananias dos Santos e de representantes da comunidade local e amigos de Guaratuba, que mantêm um movimento, dirigido pelo jornalista Cândido Gomes Chagas, em prol da recuperação da Vila.

Convidado pelo prefeito Ananias, o secretário do Desenvolvimento Urbano Renato Adur esteve no município para verificar a situação da rua Afonso Botelho, às margens da baía de Guaratuba, que foi parcialmente levada pelo afundamento do solo causada pelo refluxo da maré. Adur ouviu as diversas propostas e anseios da comunidade que deseja transformar o local histórico em atrativo turístico, com construção de passarela, recuperação da via pública e implantação de uma área de lazer e turismo.

Problema antigo

O fenômeno que causou a destruição da Vila de Guaratuba ocorreu na noite de 22 para 23 de setembro de 1968. Segundo estudos técnicos, a forte mudança de maré rompeu o equilíbrio existente entre o nível da água do subsolo e o nível da água em baixa-mar. Iniciou-se então um fluxo mais ativo das águas no subsolo, o que provocou o afundamento da via pública e diversas edificações costeiras.

Passados 35 anos desde o solapamento da baía, muitos projetos para recuperação da área já foram feitos, sem que nenhum tenha sido efetivamente realizado.

Depois de visitar o local e ouvir as propostas do prefeito José Ananias dos Santos e representantes da comunidade local, o secretário Renato Adur, sensibilizado com a situação, determinou que técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e ParanáCidade promovam um estudo completo sobre a situação, o que irá permitir uma análise atual e detalhada da região.

O secretário Adur também conheceu o projeto da prefeitura que prevê a revitalização da Praia Central, onde serão construídos quiosques, área de lazer e infra-estrutura para atender os veranistas. O projeto também prevê a pavimentação da Avenida Atlântica e o desvio do trânsito na região central com a construção de um sistema binário, o que reduziria os congestionamentos verificados durante o verão, quando a cidade recebe um número elevado de turistas e visitantes.

Voltar ao topo