Governo do Paraná discute prioridades para o litoral

O governo do Estado começou a discussão sobre a temporada de verão, que vai do dia 15 de dezembro a 29 de fevereiro do ano que vem, com o nome Operação Verão mais Limpo. A reunião ocorreu no fim da tarde de quinta-feira na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, onde foram apresentadas prioridades para o litoral nas áreas de educação ambiental, coleta de lixo, saneamento básico, abastecimento de água, esporte e turismo.

Foi a primeira reunião entre os órgãos envolvidos. Uma comissão deverá ser designada para ouvir os prefeitos do litoral e iniciar os trabalhos antes da temporada. “A idéia é que todas as secretarias trabalhem no projeto para que os turistas voltem a ter prazer em freqüentar o nosso litoral. É a primeira vez que se tenta fazer isso de forma transversal”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

Por determinação do governador Roberto Requião, a Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento e Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) deverá iniciar já na primeira semana de novembro o trabalho de limpeza dos rios e desassoreamento de canais, que totalizará 32 km, para evitar possíveis enchentes durante a temporada. Serão investidos R$ 4,5 milhões neste processo, incluindo o transporte e a coleta seletiva de lixo nos principais balneários do Paraná e nas onze ilhas.

Quando esteve no litoral para verificar os estragos da enchente no dia 6 de janeiro, o governador constatou que o estrangulamento dos canais de evasão de água, especialmente nos bairros mais pobres, é uma das causas dos alagamentos “Tanto a falta de água quanto a coleta de lixo deficiente tornam nosso litoral um lugar desagradável para os turistas. Esse desrespeito aos paranaenses vai ter fim”, assegurou Requião no início do ano.

O presidente da Suderhsa, Darcy Deitos, já esteve reunido com os prefeitos dos sete municípios do litoral no último dia 18 para definir o início das obras, quando foi escolhido o novo nome da operação.

De acordo com a diretora de saneamento ambiental da Sanepar, Maria Arlete Rosa, o atual governo encontrou o litoral em estado de “calamidade” quando assumiu no início de 2003 e a proposta é dar o aporte necessário tanto para a população que vive como para a que visita o litoral. A Sanepar deverá garantir, com investimentos nas obras do Paranasan, a capacidade de abastecimento de água e a qualidade do saneamento durante a temporada de verão. A empresa estará envolvida ainda nas atividades de educação ambiental, em parceria com as secretarias.

Esporte

A Paraná Esporte deverá capacitar 45 estudantes de Educação Física para atuarem em atividades de esporte e lazer na orla, com pontos de apoio em Antonina, Morretes e Paranaguá. “O projeto mescla eventos esportivos diários com atividades culturais e ações comunitárias”, informou o diretor de lazer da Paraná Esporte, João Arruda.

A próxima reunião deverá acontecer no dia 20, com a participação também das secretarias de Comunicação, Segurança, Cultura, Defesa Civil, Saúde e Transportes. Participaram da primeira reunião, além de Cheida, Deitos, Rosa e Arruda, o diretor-presidente do IAP, Rasca Rodrigues, e o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

Voltar ao topo