O Governo do Paraná publicou nesta quinta-feira (28) o edital de concurso público número 73/2016, para provimento de 969 vagas para o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPPS). O período de inscrição inicia-se em 4 de agosto. As provas objetivas serão realizadas em 25 de setembro. 

continua após a publicidade

CARGOS

O edital prevê preenchimento de cargos para promotores de saúde profissional e para execução. Na primeira categoria, de nível superior, são oferecidas vagas para médicos especialistas; odontólogos; enfermeiros; farmacêuticos; psicólogos; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; administradores; assistentes sociais; nutricionistas; contadores; biólogos; arquitetos; bibliotecários; químicos; terapeutas ocupacionais; economistas; veterinários; engenheiros civil, agrônomo, eletricista, mecânico e sanitarista.

A seleção de nível médio, na função de promotor de saúde – agente de execução, envolve profissões como assistente de farmácia; inspetor de saneamento; técnico administrativo, de contabilidade, de enfermagem, de laboratório, de manutenção e de segurança do trabalho.

continua após a publicidade

EDITAL E INSCRIÇÃO

O edital pode ser consultado no endereço www.ibfc.org.br, mesmo local em que pode ser feita a inscrição até as 23h59 do dia 1.º de setembro. O valor é de R$ 120,00 para a função de promotor de saúde profissional e de R$ 70,00 para a função de promotor de saúde agente de execução, com pagamento podendo ser efetuado até o dia 2 de setembro em agência bancária credenciada, mediante boleto gerado no processo da inscrição.

continua após a publicidade

Estão isentos do pagamento os candidatos que comprovarem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou pertencerem a família de baixa renda, conforme estipulado pelo Decreto 6.135, de 2007, e no edital de regulamento do concurso. As vagas para pessoas com deficiência e afrodescendentes respeitam os dispositivos das leis estaduais 18.419/2015 e 14.274/2003.

PROVA

No ato de inscrição, o candidato pode optar por realizar a prova de conhecimento em Curitiba, Londrina, Maringá ou Cascavel. O horário e ensalamento serão divulgados em 16 de setembro. A prova será executada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com duração de quatro horas. O resultado será publicado no suplemento de concursos do Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico da organizadora do concurso. Os classificados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, então, para a avaliação médica, que tem caráter eliminatório.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado, por ato da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, no Diário Oficial do Estado do Paraná, prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério da administração pública estadual.