Governo do estado recupera litoral após cheias

A Secretaria dos Transportes do Paraná lançou oficialmente, no início da manhã de ontem, em Matinhos, a Operação Litoral ? um trabalho emergencial criado para limpar canais e galerias, e recuperar as ruas danificadas, justamente, pelo grande volume de água que caiu nas praias durante os primeiros dias de 2003.

Pouco antes do lançamento, o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, disse que ele e sua equipe não tinham medo de chuva, numa referência às condições do tempo no litoral. A expectativa de veranistas e de habitantes do litoral paranaense é que num futuro próximo eles possam dizer o mesmo.

Na verdade, os trabalhos de recuperação começaram na semana passada. “Logo após as enchentes dos dias 3 e 4, o governador Requião nos solicitou uma avaliação de todos os danos ocorridos na malha viária de Matinhos”, conta o secretário, destacando que se os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não tivessem começado as obras na semana passada, a chuva que atingiu o litoral na última sexta-feira (dia 10) acarretaria em novos desabrigados. “Milhares de casas estariam alagadas se o governo do Estado não tivesse agido rapidamente.”

Segundo o secretário, esta ação emergencial engloba trabalhos de desobstrução de canais, intervenções em manilhas que interrompem a vazão das águas e dragagens a fim de desassorear os rios. “Temos que fazer com que o escoamento da água seja normal mesmo durante as chuvas mais intensas”, avalia.

Além disso, serão feitas as chamadas operações tapa-buracos, uma vez que o temporal do dia 3 de janeiro não só deixou mais de 150 pessoas desabrigadas, como também ocasionou um grande número de buracos nas ruas.

Investimentos da ordem de R$ 300 mil estão previstos para essa operação, mas o secretário diz que esses números são relativos, pois dependem de como irão prosseguir os trabalhos.

A Operação Litoral vai se estender por toda a cidade de Matinhos, incluindo Caiobá e outras 35 praias do município. O secretário estima que pelo menos 50 km de ruas sejam melhorados. Além do DER, Waldyr Pugliesi está envolvendo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e de Saneamento Ambiental (Suderhsa), na recuperação do município.

Rodovias

Paralelamente aos trabalhos de recuperação da malha viária municipal, a secretaria também está concentrando esforços na manutenção permanente das estradas sob a responsabilidade do governo estadual, que apresentam um tráfego mais intenso nesta época do ano. Em relação ao estado de conservação da estrada de Garuva, ele diz que o lado paranaense está em condições regulares. “Muita gente confunde os trechos que estão sob a nossa responsabilidade com os trechos que são de Santa Catarina”, explica. “Já estamos conversando com o governo catarinense para nos unirmos tanto para projetos de melhorias da estrada de Garuva, quanto para a retomada da duplicação do trecho sul da BR-101, a Rodovia do Mercosul”, conta Pugliesi, numa referência à recente decisão do governo federal de suspender temporariamente todas as licitações, a fim de fazer uma investigação profunda em todo o Ministério dos Transportes, para apurar irregularidades.

Ações definitivas

O secretário informa que a Operação Litoral está voltada para evitar que os problemas das enchentes voltem a se repetir neste verão. Segundo ele, esta ação emergencial é uma amostra do que o governo pretende fazer durante os próximos quatro anos pelas praias do Paraná. Segundo Pugliesi, já estão sendo estudadas ações definitivas para os problemas que sistematicamente afetam o litoral. “O governo Requião tem um projeto global para combater os problemas, como falta de água, enchentes, que se repetem todos os anos em nossas praias”, antecipa.

Voltar ao topo