Governo divulga leitura e internet

Em um evento conjunto das secretarias da Cultura, Assuntos Estratégicos e Educação, o governo do Estado lançou ontem o programa “Biblioteca Viva” e inaugurou mais uma unidade do “Telecentro Paranavegar”, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. Segundo a secretária de Cultura, Vera Mussi, que representou o governador Roberto Requião, esse evento é a marca do atual governo, que trabalha em parcerias.

O “Biblioteca Viva” é um conjunto de ações para estimular a leitura e o uso da Internet e compreende, além da instalação do “Telecentro Paranavegar”, mais de 14 programas como o “Livro em Casa”, pelo qual as pessoas podem emprestar livros da Biblioteca Pública pelo Correio; o “Jornal da Biblioteca”, com matérias de ciência da informação, resenhas de autores paranaenses e artigos da história do Paraná em comemoração aos 150 anos da emancipação política do Estado; o “Banco de Resenhas” e “Oficinas Literárias”; entre outros.

Novas bibliotecas

O diretor-geral da Biblioteca Pública do Paraná, Cláudio Fajardo, também anunciou a construção de 50 novas bibliotecas públicas no Estado, o que significa que todos os municípios paranaenses terão, no mínimo, uma biblioteca. Segundo Fajardo, outras ações também serão executadas a curto prazo, como a atualização do acervo das bibliotecas públicas paranaenses e a capacitação para organização e dinamização desses órgãos.

Vera Mussi adiantou que a Secretaria pretende incentivar e aproximar escritores paranaenses da população e, dentro do programa “Fome Zero”, distribuir também livros para a população carente. “A leitura se faz pelo exemplo e pela oportunidade”, destacou.

Telecentro

A Secretaria para Assuntos Estratégicos e a Celepar inauguraram na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, o quinto “Telecentro Paranavegar”, um espaço com computadores com acesso à Internet, aberto gratuitamente para toda a população. Os centros utilizam softwares livres, o que isenta o Governo do Estado do pagamento de royalties e barateia o custo de instalação das unidades. Os outros centros já funcionam em Ventania, Ortigueira e Ilha do Mel.

Nizan Pereira, secretário para Assuntos Estratégicos, enfatizou que atualmente a pessoa que não manuseia um computador tem dificuldade de acesso ao trabalho, à cultura e à educação. “Nós entendemos a inclusão digital como ação fundamental para a inclusão social. No Paraná, apenas 8% das pessoas usam a internet e apenas 15% da população paranaense têm acesso a computadores. É um número vergonhoso e nós temos que lutar contra isso”, afirmou.

Democratizar

“Estamos democratizando uma tecnologia extremamente importante para o futuro da população. No interior do Estado, o projeto já é um sucesso e estamos recebendo solicitações de vários municípios para a instalação de ?Telecentros?”, declarou Marcos Mazoni, diretor-presidente da Celepar. Ele antecipou que, até a metade do ano que vem, cem “Telecentros” estarão funcionando no Paraná. Durante o evento, duas funcionárias da Biblioteca Pública receberam os certificados de “Conclusão do Curso para Atendentes de Telecentro”.

Voltar ao topo