Governo divulga as ações do Paraná Biodiversidade

As secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Abastecimento, Planejamento e Segurança Pública vão realizar três Seminários de Divulgação Conceitual do Programa Paraná Biodiversidade nos municípios de Cascavel (28/10), Umuarama (29/10) e Guarapuava (30/10), nesta semana.

Considerado uma das iniciativas mais inovadoras para a América Latina, o Projeto Paraná Biodiversidade prevê investimentos de R$ 32 milhões, com o apoio financeiro do Banco Mundial e Programa Paraná 12 Meses, mais a contrapartida do governo do Paraná, envolvendo quatro secretarias e diversas instituições, além da participação de toda sociedade e atuação direta em 63 municípios do Paraná.

O objetivo do programa é promover a manutenção da variedade de espécies animais e vegetais, por intermédio da reconstituição de formações vegetais, restabelecendo habitats caracterizados por diferentes ecossistemas, garantindo o fluxo da fauna e da flora.

Os seminários terão a participação dos secretários do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida; da Agricultura, Orlando Pessuti; do Planejamento, Eleonora Fruet, e da Segurança, Luiz Fernando Delazari, além do presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Rasca Rodrigues, e contarão com a presença de prefeitos, secretários municipais, líderes políticos e empresariais, agricultores, estudantes universitários, técnicos de instituições públicas e privadas, além de organizações não-governamentais e lideranças comunitárias.

Remanescentes

Os corredores estão sendo recuperados de forma a integrar os remanescentes florestais, permitindo o trânsito de animais e a disseminação de espécies vegetais. São os corredores Araucária, Iguaçu-Paraná e Caiuá-Ilha Grande.

Nas áreas definidas como corredores serão dados incentivos, através de esforços públicos e privados, para a proteção das áreas naturais. O uso dos recursos naturais de maneira ambientalmente correta, estímulos à agricultura orgânica e agroflorestal, turismo rural e de aventura, entre outros, favorecem a recuperação de áreas potenciais para a implantação de corredores ecológicos.

Os técnicos do IAP serão responsáveis pelo controle e proteção da biodiversidade nas ações de conservação dos recursos naturais, já os técnicos da Emater vão atuar em ações para a sustentabilidade da produção agrícola e qualidade ambiental, convencendo os pequenos produtores rurais que vivem em áreas próximas aos corredores da necessidade de promover a conservação da natureza, recuperando a mata ciliar.

Voltar ao topo