Governo define estratégia para a distribuição de leite

O governo do Paraná começa a discutir as estratégias para a implantação do Programa do Leite, uma das diretrizes de campanha do governador Roberto Requião. A primeira reunião contou com a participação de representantes das quatro secretarias de Estado ? Planejamento e Coordenação Geral, Agricultura, Saúde e Trabalho e Assistência Social ?, que atuarão de forma integrada para a execução do programa.

Segundo a secretária do Planejamento e Coordenação Geral, Eleonora Fruet, a idéia inicial é garantir um litro de leite por dia para cada criança de família com renda per capita inferior a R$ 80,00 mensais. “A distribuição será garantida até que as crianças entrem numa creche ou numa escola pública, quando então receberão a merenda escolar como complementação alimentar”, explica.

A distribuição de leite ? explicou o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti ? é uma das ações emergenciais que o governador Roberto Requião quer adotar como prioridade para o combate à pobreza. “Embora ainda não tenhamos uma data para começar a distribuição, o alvo serão as crianças incluídas nos cerca de 2,5 milhões de paranaenses que vivem atualmente abaixo da linha da miséria.”

Reforço

Além da distribuição de leite, entre as ações previstas pelo atual governo estadual para reduzir o drama das famílias mais pobres estão a criação de frentes de trabalho, garantia de água e energia elétrica gratuitas, capacitação profissional, compras regionalizadas e bolsa-escola. São programas que devem ser implantados inicialmente nos municípios com os piores indicadores sociais.

Sobre a gratuidade da água e da energia, a meta do governo do Estado é garantir para as famílias mais carentes 10 metros cúbicos de água e 100 kWh de energia elétrica ao mês. O programa deverá ser formatado com detalhes pela Copel e pela Sanepar e também deve ser implantado como prioridade, conforme promessa de campanha do governador Roberto Requião.

Voltar ao topo