Governo conclui ações emergenciais no litoral

A Secretaria dos Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná concluíram, no último fim de semana, as ações emergenciais nos municípios do litoral atingidos pelas enchentes de janeiro.

Os trabalhos fazem parte da Operação Litoral, uma ação conjunta do governo do Estado, envolvendo as Secretarias dos Transportes, Meio Ambiente, DER, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).

Um dos municípios mais prejudicados pelas enchentes foi Matinhos. O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, afirmou que o DER agiu rápido para recuperar e reestruturar as ruas danificadas pelas chuvas e limpar a rede de canais artificiais que, ligados ao Rio Matinhos, são responsáveis pela drenagem da água da cidade e das 35 praias do município.

Segundo ele, a operação tem caráter preventivo e a maior dificuldade foi justamente a falta de ações como o desassoreamento dos canais nos últimos anos. “Este trabalho tem que ser feito periodicamente para evitar a reincidência de enchentes na região”, destacou. O investimento na limpeza dos canais foi de R$ 24,4 mil e de R$ 25 mil na recuperação de mais de dez quilômetros de ruas que compõem a malha viária municipal e também da Avenida Beira-Mar. A dragagem dos canais será feita pela Suderhsa.

Em Morretes, outro município atingido pelas enchentes, uma equipe do DER fez, junto com a prefeitura, um levantamento das condições das estradas, e constatou que nos dois casos, onde os rios passaram por cima da estrada, será necessário fazer a remoção do material do rio (seixos rolados) e refazer os canais. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já autorizou a execução dos serviços, que serão feitos em parceria com a Suderhsa. A Prefeitura de Morretes vai contar também com equipamentos cedidos pela Petrobrás.

Voltar ao topo