Governo concede novo prazo para os sem-teto

O governo do Estado concedeu ontem novo prazo para o grupo de sem-teto desocupar o prédio do antigo Banestado, no centro de Curitiba. Com o acordo firmado entre o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e o governo do Estado, as famílias de sem-teto têm até o próximo sábado, dia 2 de agosto, às 18h, para deixar o local. Depois disso, a retirada deverá acontecer mediante reforço policial.

Essa é a segunda vez que o governo determina prazo para retirada das famílias sem-teto. Na sexta-feira, o tenente-coronel Mauro Pirollo, vice-presidente da Comissão de Mediação, informou ao movimento que o prazo esgotaria às 18h do último sábado. Uma reunião realizada no sábado à tarde, no entanto, prorrogou o prazo, e uma nova reunião foi marcada para ontem à tarde.

“Temos ordem direta do governador para evitar conflito e negociar até a exaustão. O confronto deverá ser evitado a qualquer custo”, explicou o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Segurança, Marcelo Jugend, acrescentando, porém, que depois de sábado, a ordem judicial terá de ser cumprida. O mandado de reintegração de posse foi assinado pelo juiz da 14.ª Vara Cível Benjamin Acácio de Moura e Costa no dia 12 de junho. No dia 16, foi pedido reforço policial.

Cohapar

Pelo acordo firmado ontem, os sem-teto terão de encontrar um local emergencial onde morar. A Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) auxiliará no transporte das famílias, oferecerá infra-estrutura no local escolhido e fará um cadastro das famílias, que será encaminhado à Prefeitura de Curitiba. “Temos flexibilidade quanto a um prazo maior para eles encontrarem um local para onde ir. Mas temos uma ordem jurídica que, deixamos claro, será cumprida”, reforçou Marcelo Jugend.

O coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Anselmo Schwertner, comentou que vai fazer com que a prefeitura cumpra o seu papel social. “Vamos tentar sair dentro do prazo, achar um lugar viável para as pessoas”, afirmou Schwertner. “Até sábado, muita coisa vai acontecer.”

O movimento conta com o apoio de organizações internacionais. Ontem, três membros franceses do movimento pela moradia de Paris participaram da reunião com o governo.

Histórico

O prédio do antigo Banestado, na rua Marechal Deodoro, foi ocupado por cerca de 40 famílias sem-teto na madrugada de 7 de junho. Atualmente, cerca de cem famílias estão no local, incluindo dezenas de crianças. A maioria delas mora em casas de parentes, de favor, ou paga aluguel. O movimento reivindica política urbana e denúncia a existência de prédios públicos vazios, “que não cumprem papel social”.

Voltar ao topo