Governo apresenta plano de manejo do Campinhos

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apresenta hoje o novo Plano de Manejo do Parque Estadual de Campinhos, localizado entre os municípios de Tunas do Paraná e Cerro Azul. O lançamento será às 14h na sede do Parque Estadual de Campinhos, a 63 quilômetros de Curitiba. O acesso é pela BR-476, a Estrada da Ribeira.

O novo plano de manejo do parque foi elaborado com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), que pertence ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente/IAP e a organização não-governamental Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP) Açungui. O plano de manejo é um instrumento de planejamento de unidades de conservação que tem como objetivo oferecer uma infra-estrutura adequada aos visitantes, levando em conta a preservação ambiental.

O Parque Estadual de Campinhos abrange atualmente uma área de 336,97 hectares e está situado em uma área de floresta com araucária (bioma Mata Atlântica). É uma importante unidade de conservação, pois nela estão situadas as maiores grutas do Estado, o conjunto Jesuítas/Fadas.

O Parque Estadual de Campinhos foi um dos primeiros a ser criado, em 1960, pelo Decreto Estadual n.º 31.013, com o objetivo principal de proteger as grutas do complexo.

Voltar ao topo