Governo anuncia planos de pavimentar ligação a Guaraqueçaba

A população da histórica Guaraqueçaba provavelmente está comemorando a notícia de que o Governo do Estado está prestes a iniciar os estudos de impacto ambiental para a pavimentação dos 76,6 quilômetros da PR-405, no trecho que liga Antonina a Guaraqueçaba.

Guaraqueçaba é um dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado (0,659). “A obra anunciada e as ações que vamos promover são aguardadas há muito anos pelas famílias, isoladas e esquecidas na última década”, disse o governador Beto Richa, durante uma solenidade onde foi autorizada a construção de 30 casas populares para pescadores do município.

Para os estudos, que vão avaliar o traçado e o impacto ambiental, será investido R$ 1,1 milhão. “Por ser área ambiental, o estudo vai estabelecer quais cuidados serão necessários para execução da obra”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Atualmente a melhor ligação da população do município com o restante do Estado continua sendo os barcos com destino a Paranaguá. Apesar do mau estado de conservação da PR-405 diariamente saem dois ônibus de Antonina com destino a Guaraqueçaba.