Governador quer usar Ortigueira como exemplo

O governo do Estado vai financiar as obras para a reforma do Hospital São Francisco, o único de Ortigueira. A medida foi anunciada pelo governador Roberto Requião em sua segunda visita consecutiva à região. Sensibilizado pelas péssimas condições do município, um dos mais pobres do Paraná, ele retornou ontem acompanhado dos secretários de Saúde, Cláudio Xavier, e de Educação, Maurício Requião. “Queremos usar Ortigueira como exemplo de que é possível reverter a miséria nos municípios paranaenses”, disse o governador.

Enquanto o secretário de Educação visitava a Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, que está em obras, o secretário da Saúde acompanhou Requião na visita ao hospital, com 38 leitos, atende entre 150 e duzentas consultas por dia. Sete médicos e quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF) atuam em Ortigueira e Imbaú. Segundo o secretário Xavier, o número de equipes do programa PSF será aumentado. O governo do Estado deverá financiar também a construção do centro cirúrgico do Hospital São Francisco.

As aldeias indígenas de Queimadas e Mococa também serão contempladas com programas sociais do governo. Da aldeia o governador telefonou para o presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Luiz Cláudio Romanelli, e solicitou a inclusão das duas aldeias no Programa Casa da Família Indígena. Já estão previstas vinte novas moradias para Queimadas e quinze para Mococa num primeiro momento. Em Queimadas moram 625 pessoas. Metade são crianças entre 0 e 16 anos. A aldeia tem uma escola e uma enfermaria que funcionam precariamente. Para o cacique Antônio Vitorino, a ida de Requião ao local foi um marco. Em Mococa são 15 famílias e cerca de 70 indígenas. A aldeia existe há mais de 30 anos e nunca o governador tinha vindo aqui”, disse.

A médica Ângela Leal informou que as condições de saúde da aldeia são precárias, com altos índices de doenças respiratórias e de alcoolismo. No ano passado, dos 14 índios nascidos, um morreu. Este ano já houve sete nascimentos e uma morte.

O governador entregou uma caminhonete Blazer para a delegada de Ortigueira, Gisele Mara Durigan. Até agora, o município só dispunha de um Gol. Requião assegurou ainda que irá resolver o problema da falta de gasolina, uma das queixas da delegada.

A prefeita Marlene Mattos afirmou que as duas idas do governador ao município em dois dias é um fato inédito. “Ele sanou dois problemas ao mesmo tempo de saúde e educação os mais graves que o município enfrenta”, declarou.

Requião marcou uma reunião com o senador Pedro Piva, um dos donos da Klabin indústria de papel e celulose vizinha a Ortigueira. Eles marcaram uma reunião para o próximo mês para discutir a participação da iniciativa privada em ações para a recuperação dos municípios da região.

Voltar ao topo