Governador participou de homenagem a pioneiros maringaenses

O governador Roberto Requião participou, em Maringá, da cerimônia de entrega de medalhas do Sesquicentenário, que marcam a comemoração dos 150 anos da Emancipação Política do Paraná, a 310 pioneiros de Maringá e região. Entre eles, estavam agricultores, líderes empresariais, comerciais e políticos que começaram a se instalar na cidade no início da década de 40.

Durante o evento, realizado na noite de anteontem, Requião explicou que ao reverenciar os pioneiros, o governo do Estado pretende também homenagear e resgatar a história das cidades paranaenses.

Entre os homenageados estava o cartorário e ex-deputado estadual Antônio Facci, que hoje se dedica a escrever poesia e crônicas contando as histórias da cidade. Antenor Sanches, presidente da Associação dos Pioneiros de Maringá, também recebeu a medalha comemorativa. Ele é o responsável por um dos mais importantes acervos da cidade, que reúne os nomes e as histórias de mais de 1.500 agricultores que começaram a se instalar na cidade nas décadas de 40 e 50.

História

Maringá foi fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e foi projetada pelo arquiteto Jorge Macedo Vieira e pelo paisagista Luiz Teixeira Mendes. Eles imaginaram uma cidade arborizada, com ruas e avenidas amplas e que comportaria, em 50 anos, 200 mil habitantes. Hoje, a cidade conta com cerca de 300 mil habitantes.

O povoamento da cidade começou por volta de 1938, na área hoje conhecida como Maringá Velho. A partir dos primeiros anos da década de 40, começaram a ser erguidas as primeiras edificações urbanas.

A primeira construção da cidade, o Hotel Maringá, ocorreu em fevereiro de 1942, e tinha o objetivo de hospedar os compradores de terras que chegavam de todos os estados brasileiros.

Os pioneiros começaram a chegar em caravanas, na sua maioria paulistas, mineiros e nordestinos, entre 1947 e 1949, atraídos pelo ciclo do café e pela produtividade da terra-roxa. Mais tarde chegaram as culturas de soja e trigo, cana-de-açúcar, algodão e milho.

Em 10 de maio de 1947, data da fundação, Maringá tornou-se distrito de Mandaguari, e em 48 elevou-se à categoria de Vila. Já em 14 de fevereiro de 51 tornou-se município e, em 14 de novembro do mesmo ano, conquistou sua autonomia política.

Voltar ao topo