Governador autorizou a contratação de 19 mil servidores públicos

O governador Beto Richa autorizou ontem a abertura de concursos públicos para a contratação de 19.435 servidores para as áreas da educação e segurança pública. São 5.264 policiais militares e bombeiros, 400 delegados e 13.771 professores e pedagogos. “A maior contratação de servidores públicos da história do Paraná é um ato de respeito deste governo a todos os cidadãos paranaenses”, disse.

De acordo com o Richa, os concursos já estão em fase de preparação, com a abertura do processo licitatório para a contratação da instituição que realizará o processo seletivo. Os editais deverão ser divulgados nos próximos 60 dias e as provas, realizadas ainda neste ano.

Só neste ano, já foram integrados 3.120 policiais no Estado. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Vinícius Michelotto, com a realização do concurso o número de delegados no Paraná será dobrado. “A contratação vai suprir as 31 comarcas estaduais sem delegados, as delegacias da Mulher e da Divisão de Narcóticos que serão instaladas no Estado”, destacou.

Educação

Na educação, as vagas são para todas as disciplinas da matriz curricular e serão distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os cargos são para 20 horas semanais com nível superior. Na atual gestão, já foram nomeados 17.261 profissionais. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, informou que está em discussão a realização de concurso público para a contratação de agentes educacionais secretários, agentes de leitura, inspetores de alunos e merendeiras.