Gincanas ensinam regras de trânsito para crianças

Crianças de diversas escolas públicas e particulares de Curitiba e região metropolitana participam, até a próxima quinta-feira, de gincanas educativas de trânsito promovidas pela Polícia Militar do Paraná. As atividades acontecem na sede do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em Curitiba.

Ao todo, serão atendidas entre cem e 120 crianças por dia, nos períodos da manhã e tarde. Elas irão participar de brincadeiras educativas envolvendo jogos da memória, dominó, amarelinha, entre outros.

“No decorrer das atividades serão abordados temas como comportamento de pedestres, ciclistas, passageiros, atropelamentos e sinais de trânsito”, conta a responsável pelo setor de educação no trânsito do BPTran-PR, Débora Cristina Scremim. “O objetivo é reduzir o número de acidentes e aproximar a PM da comunidade.”

Segundo Debora, o BPTran mantém atividades educativas há 25 anos. “Elas estão dando resultados, pois se compararmos o número de atropelamentos envolvendo crianças veremos que, apesar de a frota de veículos de Curitiba ter crescido bastante, eles se mantêm quase os mesmos nos últimos dez anos”, afirma.

De janeiro a julho deste ano, foram verificados 250 acidentes envolvendo crianças de zero a quatorze anos de idade. Do total, 156 envolveram meninos e 94 meninas.

Voltar ao topo