Antro de marginais

Ginásio de esportes em Campo Magro é reduto de viciados

A situação do ginásio de esportes do município de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, é calamitosa. O espaço, construído há quatros pela prefeitura, tinha como objetivo oferecer lazer e prática esportiva aos jovens da região. Porém, as atividades realizadas dentro do ginásio são de outra natureza.

Completamente abandonado, o ginásio está depredado, com as paredes pichadas, estrutura elétrica e hidráulica destruídas, e o piso completamente coberto de fezes dos pombos que se abrigam no telhado. Além disso, é possível encontrar garrafas de bebidas, isqueiros e cachimbos de crack espalhados no local. Do lado de fora, um telefone público foi destruído pelos marginais. A construção, situada no Jardim Cecília, ainda serve de abrigo para desocupados. Marginais e usuários de drogas frequentam diariamente o local e assustam os moradores da região e os alunos da Escola Hemetério Torres, que fica ao lado do ginásio.

Um comerciante da região, que prefere não se identificar, afirma que a situação de abandono do ginásio tem gerado uma onda de violência no bairro. “Fui assalto no mês passado e outros assaltos já aconteceram por aqui. Os vizinhos alertaram a prefeitura, mas até agora nada foi feito”, diz. Outra moradora do Jardim Cecília, que também preferiu não se identificar, conta que até um mutirão para realizar uma reforma já foi feito pela vizinhança, no entanto a mobilização não foi autorizada pela prefeitura.

Falta dinheiro

Em nota, a prefeitura informou que precisa de auxílio financeiro dos governos estadual e federal para poder realizar a reforma no ginásio. A nota revela que há dois anos foi solicitada ajuda ao governo estadual para revitalizar o local, mas devido à burocracia dos processos, a solicitação ainda está em trâmite. De acordo com a nota, no início do ano o protocolo foi para a Secretaria de Tesouro Nacional (STN) e a prefeitura aguarda uma avaliação do órgão. Após essa análise, ainda é preciso esperar um novo estudo da Fomento Paraná para assinar os contratos entre prefeitura e governo, e enfim dar andamento à fase de licitação para execução das obras. A expectativa é que ainda essa semana haverá um retorno da STN.

Gerson Klaina
Sinais de vandalismo e consumo de drogas estão por toda parte. Veja na galeria de fotos o ginásio.
Gerson Klaina
Prefeitura busca recursos do Estado e da União para reforma.

Veja na galeria de fotos o ginásio.

Voltar ao topo