Giba participa da Semana da Pátria

O jogador de vôlei Giba, atacante da seleção brasileira vitoriosa em Atenas, roubou as atenções ontem, durante a abertura oficial das comemorações da Semana da Pátria, em frente ao Palácio Iguaçu. O atleta acendeu a pira com a tocha trazida por militares da equipe do 5.º Grupo de Artilharia do Quartel do GaCAP, campeã da Corrida do Facho deste ano. Até amanhã, estão programadas diversas atividades em frente ao Palácio para marcar as comemorações.

A abertura da semana foi feita pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. Para ele, as comemorações devem ser um estímulo para que a população reverencie o País. Delazari disse que o espírito de patriotismo visto nas Olimpíadas, encerradas no último final de semana, deve ser preservado. “Queremos incentivar principalmente as crianças para que aprendam a amar e respeitar seu país.”

Para o chefe da Casa Militar, major Anselmo José de Oliveira, as comemorações da Semana da Pátria são um importante momento para resgatar o sentido de civismo na população. “É uma oportunidade para desenvolver e resgatar o patriotismo esquecido”, resumiu. Segundo ele, na medida em que cada cidadão respeita a sua pátria, isso traz reflexo na segurança e evita problemas de violência.

Durante as comemorações da semana cívica, a população poderá participar das atividades que estarão ocorrendo no Centro Cívico. O Exército, a Aeronáutica e a Polícia Militar estarão participando de uma exposição de material de emprego militar – como equipamentos e viaturas -, onde será possível conhecer o funcionamento de diversos serviços feitos por cada instituição.

A Paraná Esporte montou uma estrutura para receber cerca de 2 mil crianças durante os três dias de programação. Entre as atividades estão gincanas recreativas, vôlei, cama elástica, muro de escalada e o circuito de bicicleta e skate. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai apresentar, com palestras e jogos lúdicos, os principais programas desenvolvidos pela pasta, como Desperdício Zero, Mata Ciliar e Paraná Biodiversidade. A Secretaria de Saúde também montou uma estrutura para oferecer informações sobre os programas da pasta, bem como orientações sobre saúde preventiva.

Voltar ao topo