Gestão das águas praticada no Paraná ganha destaque em evento na Espanha

A gestão dos recursos hídricos praticada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Paraná foi um dos destaques da Tribuna da Água da Expozaragoza 2008, organizada na última semana pelo Banco Santander e Observatório de Sustentabilidade da Espanha (OSE) – responsável pelo convite ao Paraná – na cidade de Zaragoza, Espanha.

O coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Mauri Pereira, representou o Paraná no evento. Segundo ele, a Tribuna da Água teve como objetivo promover a troca de informação entre os mais de 100 países participantes da exposição, além reunir conhecimentos para melhorar os sistemas de gestão das águas em todo o mundo.

“A palestra paranaense contribuiu para mostrar a visão de um estado brasileiro e de como funciona o sistema de gestão das águas, os principais usos dos recursos hídricos e o funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas”, explicou o coordenador. Mais de 20 mil pessoas assistiram as apresentações durante os 90 dias da exposição, encerrada na última sexta-feira (12).

Indicadores

O intercâmbio de informações também proporcionou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria do Meio Ambiente e suas vinculadas para a elaboração dos Indicadores de Sustentabilidade Ambiental. Indicadores são dados obtidos a partir da interpretação de informações como vazão de rios e número de indústrias que fazem captação de água, para citar apenas alguns exemplos na área de recursos hídricos.

“O Compromisso do OSE será de envolver o Ministério do Meio Ambiente da Espanha e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para que a parceria seja consolidada”, detalhou. Estão previstas para a cooperação as seguintes ações: capacitação e treinamento em Indicadores de Sustentabilidade Ambiental; realização de estudos, publicações e eventos técnicos no Brasil e na Espanha; a elaboração de um sistema de informações integrado de indicadores de sustentabilidade ambiental e a consolidação do Paraná como Ponto Focal do Observatório de Ibero-Americano de Sustentabilidade Ambiental.