Bom enquanto durou!

Geada entra no lugar da neve nesta quarta-feira no Paraná

Quem sofreu ou se admirou com a neve que caiu em várias cidades do Paraná na manhã desta terça-feira (23), deverá se preparar para mais frio nesta quarta-feira (24). Porém, sem a ocorrência de neve, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.

De acordo com a previsão do órgão, a mínima em Curitiba será de -2,0ºC, já a máxima pode chegar a 11ºC. “O vento proporcionou uma sensação térmica de aproximadamente -4,0ºC”, reforça Ana Beatriz Porto, do Simepar.  Na região litorânea as temperaturas também ficam baixas, mas com mais umidade.

Adeus, neve

Nesta quarta-feira muda a combinação de fatores que geram a neve. “É um fenômeno muito raro. É necessário ter muita umidade e uma situação de resfriamento muito intensa para ocorrer neve”, disse Ana Beatriz Porto.

Setor Agrícola

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) alerta que, na madrugada desta terça-feira (23) para quarta-feira (24), há previsão de geadas em toda a zona cafeeira do Estado.

A recomendação aos produtores é fazer imediatamente o “chegamento” de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.

Em lavouras recém-implantadas – até seis meses de campo –, deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra, e mantê-las assim até cessar o risco de geada.
 

Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento. Cidades do Sul do Paraná, como Lapa e Pien, podem ter geada forte.

Neve

Além de Curitiba, o Simepar constatou a neve em outras 25 cidades. São elas: Antônio Olinto, Araucária, Carambeí, Cantagalo, Campo Largo, Campo Magro, Cruz Machado, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Goioxim, Guarapuava, Itaperuçu, Irati, Lapa, Mallet, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Vitória, Palmas, Paula Freitas, Pinhão, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, São José dos Pinhais e União da Vitória.

Outros 19 municipios tiveram chuva congelada. São eles: Assis Chateaubriand, Apucarana, Cascavel, Colombo, Cambira, Cafelândia, Clevelândia, Faxinal, Foz do Iguaçu, Goioêre, Jaguariaíva, Maripá, Maringá, Ortigueira, Palotina, Pato Branco, Quatro Barras, Toledo e Tibagi.

Veja a galeria com fotos da neve.