Ano da França no Brasil

Gastronomia e cultura francesas na UFPR

Para comemorar o Ano da França no Brasil, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza até amanhã, em Curitiba, a Semana do Paladar Diálogos dos Sabores: França – Brasil.

A ideia é trazer à capital especialistas na culinária francesa e proporcionar a gastronomia e a cultura do país à toda a comunidade da UFPR, como por exemplo no Restaurante Universitário (RU), que serve comida francesa durante toda esta semana.

O evento trouxe ainda a oportunidade para os cozinheiros do RU aprenderem um pouco da gastronomia francesa, que tem alguns temperos não tão tradicionais na cozinha brasileira, como o tomilho, por exemplo. Quem ensinou foi o chef Gilles, do restaurante Lê Parigot.

A professora Lúcia Cherem, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, lembrou que a Semana do Paladar dá a oportunidade para o aprendizado e também para a degustação. E os preços pagos pelos estudantes e professores no RU não mudaram: R$ 1,30 para os alunos, e R$ 2,40, para os docentes.

A Semana do Paladar também é organizada pelo Departamento de História da UFPR. Hoje, às 14h30, ocorrerá o evento Diálogo de Sabores, com Julia Csergo, da Universidade de Lyon 2, da França, e com o professor do Departamento de História, Carlos Antunes dos Santos.

A discussão acontece no Espaço de Convivência da Casa Andrade Muricy (Rua Ébano Pereira, 240). Amanhã, às 19h, ocorrerão duas palestras sobre a gastronomia francesa, no Café Babette, na Aliança Francesa de Curitiba (uma sobre a comida, e outra, sobre a história das sobremesas).

E no RU, o cardápio de hoje será composto pelo cassoulet (feijoada francesa com feijão branco), e amanhã, por ratatouille (frango assado com arroz). Mas durante a semana, os estudantes e professores puderam provar a côtellette de porc aux lentilles (lentilha com bisteca) e o boeuf bourguignon (uma carne cozida com vinho tinto e tomilho).

Dia do Professor

De hoje até sábado, o Coro da Universidade vai se apresentar no Teatro da Reitoria. Hoje, as músicas serão dedicadas aos professores. As apresentações ocorrem sempre às 21h. A entrada é franca.

Voltar ao topo