Frio na folia

Garoa não estraga festa de pré-carnaval em Curitiba

Para brincar no pré-carnaval do bloco Garibaldis & Sacis, que saiu ontem na rua Marechal Deodoro, no centro de Curitiba, o funcionário público Evaldo Nascimento “fez a limpa” no armário de roupas da esposa. Tudo para montar a fantasia que batizou de “Nega Maluca”. “Não é fácil ser ‘bonita’”, brinca. “Aperta tudo, tem que cuidar para não levantar a saia, dar atenção aos fãs”, enumera.

Para Nascimento, paulista que vive em Curitiba há treze anos, a chuva e o vento frio da tarde de domingo não bastaram para diminuir-lhe o animo carnavalesco. “O povo não gosta de chuva, mas eu sempre saio (no pré-carnaval). Hoje ninguém me pega”, diverte-se. A mesma coragem parece ter motivado os foliões a se aventurarem na segunda saída do tradicional bloco curitibano, cujo tema era “super-heróis”.

Ainda que não tenha repetido o sucesso do domingo passado, quando mais de dez mil pessoas seguiram o bloco com sol e calor de mais de 30 graus na estreia da Marechal como casa do bloco (até o ano passado, as saídas ocorriam no Largo da Ordem), muita gente enfrentou a garoa e o vento frio para brincar ao som de novos e velhos sambas e marchinhas.

Gorros, chapéus, cachecóis e jaquetas, típicos do vestuário dos curitibanos, meio esquecidos durante a onda de calor deste início de ano, se misturavam às fantasias de mulher-maravilha, super-homem e outros heróis menos votados. “O curitibano tá acostumado com esse tempo (de hoje). Fora do comum era o calor da semana passada”, avalia a vendedora de cerveja Priscila Bianchi. Uma das vinte vendedoras que posicionam seus “carrinhos” na passarela, ela lamenta que as vendas também “esfriaram”. “No domingo passado vendi quase 500 latinhas. Hoje não está fácil”, compara.

Para “garantir a tranquilidade da população”, a organização do evento proibiu que foliões entrassem na Marechal Deodoro com garrafas e caixas de isopor. Apenas latinhas de cerveja estavam liberadas.

Marchinhas

Ontem, o bloco cantou as cinco músicas finalistas do 4.º Concurso de Marchinhas e Zoeiras Carnavalescas. Após ouvir as marchinhas na rua, o público pode votar na melhor durante a semana na página do bloco na internet (www.garibaldisesacis.com.br). A vencedora será revelada no próximo domingo. Um dia antes, no sábado, os Garibaldis & Sacis vão levar seu trio elétrico para o Sítio Cercado, na região sul da cidade.

Voltar ao topo