É festa

Garibaldis e Sacis abre o Carnaval de Curitiba no domingo

As festividades que antecedem o Carnaval de Curitiba começam no próximo domingo (25), a partir das 15 horas, quando a Marechal Deodoro se transforma na “Arena Pré-Carnaval” e abre espaço para os foliões do bloco Garibaldis e Sacis. A rua será novamente o grande palco da festa que ano passado reuniu milhares de foliões. Neste domingo, todos estão convidados a se fantasiar com o tema tradicional: palhaço, pirata, arlequim, pierrô, colombina, etc.

Estão marcadas três datas para a folia do bloco. Além da saída do próximo domingo, o bloco se apresenta no dia 7 de fevereiro no Sítio Cercado, na Avenida São José dos Pinhais; e no dia 8 de fevereiro, com o reforço da Orquestra Contemporânea de Olinda, novamente na Marechal Deodoro. Todas as apresentações começam às 15 horas.

“O Garibaldis e Sacis promove atividades durante todo o ano. São oficinas, apresentações, o Arraiá da Anita e o bloco de pré-carnaval que sempre prepara surpresas. Este ano ficamos também satisfeitos com a diversidade promovida. Queremos que Curitiba esteja viva e que a festa contemple todas as tribos. Aprovamos o espaço para a diversidade, inclusive ficamos satisfeitos com os novos blocos que vão se formando”, afirma o carnavalesco Itaercio Rocha.

Homenagens

Este ano, o Garibaldis e Sacis homenageia os irmãos e ex-integrantes da bateria do bloco que faleceram ano passado, Israel Machado e Gilberto Machado Fomo. Além disso, a camiseta oficial do Garibaldis e Sacis – que será vendida nas saídas do bloco – homenageia o humorista mexicano que interpretava os personagens Chaves e Chapolin, Roberto Balaños.

Estrutura

A Marechal Deodoro, que voltou a receber o desfile das escolas de samba e o pré-carnaval no ano passado, terá toda novamente toda a estrutura para atender a população. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso. O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano.

A Guarda Municipal, Polícia Militar e seguranças particulares acompanharão todo o evento. Banheiros químicos serão instalados em toda a extensão da “arena”. Haverá espaço adequado para que pessoas com deficiência também aproveitem a festa. Não será permitida a entrada com garrafas de vidro.

O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 14 horas e liberado após as 20 horas. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.

Programação

Dia 25 Janeiro – Marechal Deodoro

Dia 7 de fevereiro – Sítio Cercado

Dia 8 de fevereiro (com a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda) – Marechal Deodoro

Eventos gratuitos. Início sempre às 15h