Garibaldi recebe homenagens em Curitiba

A colônia italiana de Curitiba homenageou esta semana o bicententário de Giuseppe Garibaldi. Celso Gusso, presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, conta que Garibaldi foi o primeiro homem a lutar no confronto Itália, Brasil e Uruguai, sempre voltado à união dos povos. ?Foi conciliador e de uma coragem assombrosa?. Fugiu da Itália, em 1836, vindo para o Brasil, participou da Revolução Farroupilha de 1837 a 1840, como grande líder. Na Itália, Garibaldi conseguiu unificar o país. Essa façanha representou muito para os italianos, da época, radicados no Brasil, que buscaram um espaço para se reunirem em confraternização.

As homenagens começaram na segunda-feira, com uma apresentação na sede do Instituto Dante Aligueri. Na terça-ferça foi na Assembléia Legislativa. Na quarta-feira, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou no Teatro Guaira com a regência do maestro italiano Andréa de Mele. Também houve a projeção do trailler do filme Garibaldi in América.

As festividades se encerraram ontem com um jantar na Sociedade Garibaldi, na Praça da Ordem, com as homenagens aos homens e mulheres do Poder Legislativo estadual e municipal e dos empresários e entidades representativas italianas no Paraná.

Voltar ao topo