Garantida a conclusão da Boiadeira e da Ribeira

O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, garantiu ao governador Roberto Requião a liberação de recursos para a conclusão da pavimentação das rodovias BR-487, também conhecida como Estrada da Boiadeira – entre Icaraíma, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e a região de Campo Mourão – e da BR-476, a Estrada do Ribeira, no trecho entre Bocaiúva do Sul e Adrianópolis.

A conclusão das obras é uma reivindicação antiga das comunidades das duas regiões, inseridas entre as economicamente mais pobres do Estado. As duas rodovias são consideradas também estratégicas para a integração rodovoviária paranaense e para o escoamento da safra de estados vizinhos. Por isso, a conclusão das obras vem sendo constantemente negociada entre o governo do Paraná e o Ministério dos Transportes.

“O governador Roberto Requião fez propostas claras no sentido de atender às necessidades das regiões mais carente do Estado”, lembra o secretário Waldyr Pugliesi. “Este é o caso da conclusão da pavimentação das estradas da Ribeira e Boiadeira”. Pugliesi lembra que o asfaltamento desses trechos é de responsabilidade do governo federal, mas que o Paraná não vai deixar de somar esforços para tornar os projetos em realidade.

“Precisamos recuperar o tempo perdido, já que estamos convictos de que é preciso que as estradas estejam em boas condições de tráfego para a promoção de desenvolvimento, principalmente nas regiões mais isoladas do Estado”, assinala. O secretário também se diz solidário àqueles que reclamam que as estradas Boiadeira e do Ribeira estão há décadas sem atendimento. “É realmente uma situação lastimável, mas que vai mudar”.

Reforço

O secretário disse ainda que aproveitou a realização do Fórum de Secretários de Transportes, realizado em Brasília na última sexta-feira, para definir detalhes das obras nessas rodovias com o ministro Anderson Adauto. “Aproveitamos a oportunidade para, mais uma vez, reforçar os pleitos paranaenses”, assegurou. “Além das BRs 476 e 487, fizemos outras reivindicações de obras para o Paraná, como a ampliação do cais do Porto de Paranaguá.”

Dos 93,4 quilômetros da Estrada do Ribeira, faltam 40 quilômetros para completar o asfaltamento no trecho compreendido entre Bocaiúva do Sul e Adrianópolis. Esta rodovia, que atravessa o norte da região de Curitiba, é considerada de extrema importância para a integração metropolitana. O trecho também pode servir como via alternativa de acesso entre Curitiba e São Paulo.

Já dos 75 quilômetros da Estrada da Boiadeira no Paraná, restam 42 quilômetros a serem pavimentados. É o trecho que liga Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste. Este trecho é considerados dos mais importantes para o escoamento da produção do Mato Grosso do Sul e Noroeste do Paraná ao Porto de Paranaguá, compondo o Corredor do Mercosul Oeste.

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