Fique ligado!

Game que incentiva coleta seletiva do lixo estará disponível em redes sociais

O Instituto Pró-Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e Racional Games, lança nesta segunda-feira (15), às 16h, o game Clean City para o público geral. O aplicativo, que tem sido utilizado como ferramenta educacional nas obras sociais beneficiadas pelo IPCC, agora estará disponível gratuitamente no Facebook. Na rede social, usuários poderão competir pela melhor pontuação.

Desenvolvido pela Racional Games, o Clean City Curitiba leva o jogador a distinguir em que cor de lixeira cada tipo de resíduo deve ser descartado. De acordo com Danilo Olympio, da Racional Games, o tema da coleta seletiva surgiu naturalmente na fase de concepção do Clean City Curitiba. “Curitiba é referência em soluções para o meio ambiente e pioneira na separação do lixo. Quisemos trabalhar com esse conceito. A premissa do entretenimento educativo faz parte do jogo, sem dúvida, mas ela está inserida num produto que não negligencia aspectos essenciais para garantir sua atratividade”, explica. Gráficos, jogabilidade e trilha sonora, por exemplo, foram pensados para agradar não apenas ao usuário eventual como também ao usuário frequente de games.

Conhecedores de jogos irão se divertir logo na abertura do Clean City Curitiba, com a trilha que faz referência ao tema do SimCity, clássico dos jogos eletrônicos desde a década de 1990. A capivara, mascote onipresente no humor da “Prefs”, é o personagem principal do jogo. Ela vibra quando o jogador acerta a lixeira, ou, melhor ainda, quando ele opta por não descartar objetos que não são lixo – nesses casos, a opção acertada é levá-los para a casa representada na tela.

A duração da partida depende da habilidade – e do conhecimento sobre a maneira correta de despejar resíduos – do jogador. Quando ele se encerra, vem a cereja do bolo: a capivara aparece caracterizada como personagens icônicos da diversão eletrônica, tais como Super Mario, Ryu (Street Fighter), Sonic, Mega Man e Link (Legend of Zelda). Ao final, o usuário pode compartilhar o escore e convidar seus amigos para o jogo.